Contrato com escola privada vai suprir mais 120 vagas da Educação Infantil
Ao credenciar, nesta quarta-feira (11), a escola Portinha do Futuro, do bairro Andrino, a prefeitura colocará em sala de aula mais 120 crianças da Educação Infantil. Com isso, o município segue a passos firmes na meta de zerar a fila de espera por vagas até o fim do ano.
No mesmo ato foi assinado o edital para realização do processo para progressão de professores, promoção que é paga aos docentes que cumprem determinados pré-requisitos dentro da carreira.
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva, colocar todas as crianças da Educação Infantil dentro da escola fortalece um processo socioeconômico que beneficia toda a comunidade.
“É mais um passo importante que o município dá para a meta de zerar a fila de espera de crianças a partir dos 4 meses de idade. A Lei determina que no ano de 2024 a metade das crianças na fila de espera esteja em sala de aula e nós estamos antecipando em cinco anos e em 100% da demanda. As crianças que passam pela Educação Infantil tem suas habilidades trabalhadas e tem mais facilidade nas demais etapas da escolaridade. Além do mais, eles se tonam adultos com menor possibilidade de envolvimento em uma série de problemas sociais. É um processo onde estamos dando oportunidades para que mais tubaronenses possam exercer com dignidade a sua cidadania e possam ter melhores possibilidades no mercado de trabalho. A sociedade como um todo ganha com esse processo”, assegura.
O prefeito Joares Ponticelli vê a iniciativa como um legado insuperável na gestão pública.
“Estamos com uma série de ações e obras. Tubarão virou destaque ao ser uma das três cidades do Estado mais seguras do país. Iniciamos o processo para tratamento de esgoto e várias outras obras importantes, mas colocar todas as crianças dentro da sala de aula, meta que queremos cumprir, é o mais importante de tudo”, diz o prefeito.
O município tem outras duas escolas privadas habilitadas a se credenciarem a oferta de vagas da Educação Infantil ao município.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Tubarão (Sintermut), Laura Oppa, comemorou o a questão da progressão dos professores.
“É uma conquista pois temos duas progressões atrasadas, aquilo que em para valorizar um pouco o salário final por cursos, valorização profissional e é isso que será feito. É uma projeção de impacto financeiro, mas temos certeza que será concluído e será efetivado na folha de pagamento”, comentou.