Projeto Patrulha mais Azul celebra ações ambientais locais

Nesta quinta-feira (5) em que foi celebrado o Dia da Amazônia e a conscientização da importância da floresta, Tubarão também festejou as iniciativas realizadas pelos estudantes que fazem parte do programa ambiental Patrulha Mais Azul, coordenado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat). A formatura da primeira turma será em dezembro e o município comemora os frutos de diversas iniciativas.

 

O Patrulha Mais Azul conta com 25 jovens que absorvem conhecimentos específicos que estimularão atitudes e habilidades necessárias à melhoria da qualidade ambiental do município, além da busca de soluções para problemas existentes. De maneira imediata eles já atuam como multiplicadores desses ideias entre familiares e amigos mais próximos.

 

“Na teoria eles tiveram várias aulas de sensibilização sobre a preservação ambiental, desde as questões legais ou jurídicas até os temas sobre o ecossistema”, destaca a bióloga da Funat Cristina Souza Lopes Conceição, uma das coordenadoras do programa.

 

Com carga horária de 300 horas/aula, o conteúdo é ministrado em dois encontros semanais no contraturno escolar, por professores da rede pública e privada do município, técnicos atuantes na área ambiental, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça e oficiais efetivos do Exército Brasileiro.

 

Os estudantes já realizaram várias atividades externas como entrega de mudas de árvores nativas e frutíferas e acompanhamento de escavações em aula de arqueologia da Unisul. Os jovens também ajudarão em várias atividades da programação do Dia da Árvore, a partir do próximo dia 17.