Agosto Dourado: última capacitação reúne profissionais da saúde bucal
Para finalizar o mês com chave dourada, uma capacitação para os dentistas, auxiliares de consultório dentário e técnicos de enfermagem aconteceu na tarde desta quarta-feira (28). A palestra foi ministrada pela consultora em aleitamento materno e fonoaudióloga, Daniela Willig, no auditório do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas (CEDUP). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu, durante todo este mês, diversas capacitações para os profissionais da saúde, gestantes e puérperas.
O papel dos profissionais de saúde bucal no tema é muito importante, já que a mobilização do aleitamento materno possui atuação multidisciplinar. “Eles cuidam da saúde bucal das gestantes, e precisam estar em acompanhamento durante o pré-natal para prevenir patologias que podem comprometer o período. E durante o desenvolvimento, também ajuda a prevenir algumas alterações que são voltadas para a dentição e mastigação”, relatou a profissional.
Debater sobre o tema acaba tirando dúvidas e incentivando para que a amamentação do recém-nascido seja exclusiva até o sexto mês, já que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, atualmente apenas 38% dos bebês são alimentados somente com leite materno até esse período. Algo muito abaixo do esperado, pois até o sexto mês a criança deve somente se alimentar com leite materno e ser amamentado até os dois anos, porque ele supre toda necessidade nutricional.