Campanha “Dê Cidadania, Não Dê Dinheiro” será lançada na próxima semana
Durante a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), realizada nesta quinta-feira (22), na Sala de Atos do Paço Municipal, foi aprovado o material que será utilizado na campanha “Dê Cidadania, Não Dê Dinheiro”, idealizada pelo grupo e que será lançada na próxima semana.
O objetivo é conscientizar a população sobre a doação de dinheiro às pessoas em situação de rua, de modo a evitar o incentivo para que mais pessoas se utilizem da prática, em contrapartida ao emprego formal.
Diversos folders, outdoors e outros materiais informativos serão distribuídos aos moradores e espalhados em vários pontos da cidade, para chamar a atenção da comunidade sobre o tema.
Segundo a gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Kelly Botega, na intenção de ajudar, a população acaba contribuindo para a manutenção do problema. “A gente tem percebido que isso acaba incentivando a situação de permanência da pessoa em situação de rua em invés de procurar o atendimento social pra que elas saiam dessa condição; tem moradores de rua que nos relatam que chegam a conseguir até R$ 300 por dia, às vezes até mais, então não temos como combater isso sem a ajuda da população”, analisa.
Serão realizadas ainda ações como palestras e participação na imprensa no sentido de conscientizar a sociedade sobre a questão.
É importante que a população, no lugar de entregar dinheiro ao morador de rua, o oriente a buscar ajuda social, ou que ela própria comunique à assistência social da cidade sobre sua condição. Neste caso, a pessoa pode ligar para a Polícia Militar ou para a Guarda Municipal (153), que reportarão a situação aos serviços de atendimento da FMDS, sendo eles os serviços de abordagem social, que funcionam no CREAS no período da manhã, ou ainda o serviço de atendimento especializado às pessoas em situação de rua, no período vespertino (das 13 às 19 horas).
Participam do projeto, além da prefeitura através da FMDS e da Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Cardoso Paineis e Outdoors e os Clubes de Rotary de Tubarão.