Centelha foi apresentado nesta sexta-feira (19)

O Programa Centelha Santa Catarina, voltado ao setor empreendedor e de oportunidades para negócios foi apresentado em Tubarão, nesta sexta-feira (19). 

 

O Centelha tem por objetivo oferecer capacitações, recursos financeiros, suporte e apoio para a solução de situações da sociedade. Até o momento, o programa conta com 365 participantes cadastrados no sistema Centelha do Estado, 261 ideias inovadoras iniciadas (em rascunho) e 53 ideias inovadoras submetidas, destas quatro são do município de Tubarão.

 

Durante a fala que fez na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, lançou o desafio para que Tubarão tenha pelo menos 14 projetos inscritos. “É um programa de fomento e mentoria, que promove o desenvolvimento de negócios inovadores e esperamos que os tubaronenses também aproveitem esta oportunidade. O número de projeto submetidos é bem maior nesta edição, por isso esperamos que um grande número seja aprovado, pois isso vai impactar muito na cultura empreendedora do município”, ressaltou.

 


O evento, organizado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Unisul/AGETEC e ACIT é dividido em cinco fases: inscrição das ideias a serem debatidas e avaliadas, e que devem ocorrer através do site http://programacentelha.com.br, onde acontece a primeira seleção; os projetos escolhidos seguem para a segunda etapa, chamada de Projeto de Investimento; a terceira fase, responsável pela definição da lista final dos aprovados, é chamada de Projeto de Fomento. Após estas etapas concluídas, os projetos escolhidos passarão ainda pelas fases de abertura da empresa, contratação e pré-incubação.

 


Os recursos disponíveis para o programa são da ordem de R$ 1,6 milhão, distribuídos, a fundo perdido, para 28 projetos inovadores, obedecendo as análises dos avaliadores durante todo o projeto seletivo. Desta forma, cada ideia aprovada receberá o montante de R$ 60 mil para investimentos em seu negócio de forma definitiva, sem a necessidade de devolução, uma vez que o recurso é oriundo de fundo perdido. “É um processo seletivo de chamamento público, por meio do qual as empresas apresentam suas ideias e se forem selecionadas receberão recursos para tirarem seus projetos do papel e colocarem em prática”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Hothausen.

 


No estado, o Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, e executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

 


Confira no anexo abaixo, o edital completo do programa.