Teatro retrata prevenção à violência sexual na infância e na adolescência
Por meio da magia do teatro, sempre há ensinamentos e dessa vez não foi diferente. Em busca de conscientizar as crianças e os jovens, através do lúdico, sobre as formas de prevenção e os alertas sobre a violência sexual. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (28) e teve como título a “Inocência Roubada”, onde a peça tratou sobre um assunto tão importante nos dias atuais. A ação faz parte de uma programação que iniciou na última segunda-feira (24).
Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), junto com o Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA), as ações tiveram a participação de mais de 100 profissionais que fizeram a temática acontecer, dentre eles: professores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e orientadores sociais. O teatro foi produzido e colocado em prática pela empresa Bellart, que é voltada a atividades culturais e artíticas.
Segundo a gerente da FMDS, Kelly Botega, apesar de deliciado, é de extrema importância debater o tema. “Por ser delicado, muitas vezes pais e professores tem dificuldades de abordar o assunto. Além de capacitar os profissionais, com a apresentação teatral as crianças puderam ser conscientizadas de forma lúdica. A expectativa é que tenham melhores condições de identificar as várias formas de abuso e saibam a quem recorrer”, conclui.
Participaram do evento as crianças e os adolescentes estudantes da Rede Municipal de Ensino, e também os participantes dos Serviços de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos executados pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e a Organização da Sociedade Civil.