Seminário prepara multiplicadores do novo currículo base da educação
Cerca de 500 educadores representantes da secretaria de Estado de Educação (SED), da União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (Undime), do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) participam até quarta-feira (26), em São José, do 2º Seminário de Formação do novo currículo Base do Território Catarinense.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva está participando do processo que vai culminar com a implantação, até 2020, do novo currículo nas escolas das redes estadual, municipal e particulares que tiverem o interesse, norteando assim os projetos político-pedagógicos das unidades e padronizando o conteúdo das redes de ensino.
A elaboração do novo currículo passou pela fase de elaboração e normatização e no seminário, que iniciou nesta segunda-feira (24), são preparados os multiplicadores. “Vamos definir os conteúdos e a forma de repassá-los para os 140 mil professores das redes estadual e municipal, haja vista a intenção de que o currículo seja implantado já no início do próximo ano letivo”, afirma o professor Maurício, que representa a Fecam, no processo.
O currículo Base do Território Catarinense foi norteado pela Base Nacional Comum Curricular do MEC, que estabelece competências, habilidades e conhecimentos, que devem ser desenvolvidos pelos estudantes ao longo da escolaridade básica.