Alunos da EMEB São Judas Tadeu participam de projeto de leitura
Incentivar a formação de futuros leitores, curiosos, criativos e que desenvolvam a imaginação e o gosto pela leitura. Este é o objetivo do projeto “Bolsinha Viajante”, desenvolvido pela professora Conceição Aparecida da Silva Cardoso com os alunos do Pré II da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) São Judas Tadeu.
O projeto funciona da seguinte forma: todas as quintas-feiras, as 20 crianças que compõem a turma levarão para casa uma bolsinha com um livro de histórias do acervo da biblioteca da escola. As próprias crianças escolhem a obra que querem levar, e que ficarão em seu poder durante o fim de semana, devolvidos na semana seguinte.
Uma vez que alunos desta faixa etária ainda não leem, os pais e/ou responsáveis têm papel fundamental no projeto: exercer o papel de mediador entre a criança e o livro, contando-lhe a historinha. Desta forma, os pais desfrutarão do momento de descoberta com o filho, que deverá, de volta à escola, socializar com os coleguinhas a história que lhe foi contada, no cantinho da leitura.
O desenvolvimento das crianças durante todo o projeto é avaliado de forma direta, atrelado ao desempenho nas atividades na escola, assim como o comprometimento das famílias com a vida escolar de seus filhos.