Audiência pública esclarece mudança de zoneamento

A equipe da secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento realizou nesta sexta-feira (26) uma audiência pública para esclarecer as propostas de alterações no zoneamento da cidade. A iniciativa revisa uma série de situações para utilização dos espaços urbanos compatíveis com com a vocação natural das áreas estudadas.

 

Durante a apresentação técnica do presidente do Conselho da Cidade, arquiteto Murilo Teixeira de Souza, os participantes acompanharam as possibilidades de alterações por meio de mapas de zoneamento e ocupação do solo urbano e da zona de expansão urbana. A ideia é adaptar o município às novas realidades de cada região, como por exemplo, parte da região do bairro Oficinas onde se instalou uma rota gastronômica com sucesso consolidado.

 

Outra alteração sugerida diz respeito ao trecho final da avenida Sílvio Búrigo no encontro com a BR-101. A área, até então enquadrada como Zona Comercial 2 e Zona Residencial 3, deve se tornar Zona Industrial 2.

 

“O que muda na prática é a permissão para instalação de indústrias, pois a zona comercial e residencial têm restrições a esse tipo de uso. É um polígono industrial bem perto da BR-101, a área não tem casas e já tem a tendência para vocação industrial”, destaca Murilo.

 

A mudança de zoneamento foi analisada anteriormente pelo Conselho da Cidade, mas precisa de aprovação da Câmara de Vereadores para ser efetivada. Nos próximos dias a equipe da secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento montará o projeto que será formatado pela secretaria de Gestão para, finalmente, ser encaminhado ao Legislativo.