Natação: expectativa para 2019 é fortalecer a base
Competição. Arquibancada lotada. Adrenalina a mil. Para os pequenos nadadores da Cidade Azul, encarar estaduais é como viver uma verdadeira Olimpíada. Neste fim de semana, a garotada da Associação Tubaronense de Natação (ATN) competiu o 1º Estadual Mirim Petiz de Natação, disputado em Palhoça. Segundo o técnico André Lemos, todos os atletas melhoraram marcar pessoais. “Nessa idade é muito difícil enfrentar o desafio de nadar em uma piscina de 50 metros. Mas, nossos atletas evoluíram, tanto técnica, quanto psicologicamente”, aponta.
Disputando os 200 metros – peito, Felipe Torbes pode mostrar o talento e conquistar a medalha de bronze, na categoria Petiz 1. A competição reuniu mais de 300 crianças, entre 8 e 12 anos e ocorreu no Complexo Aquático Unisul. Quando questionado sobre as expectativas futuras, André revela que 2019 será um ano de revelações.
“Há muitas crianças fazendo aula nos clubes e academias, o que aumenta as chances de encontrarmos mais atletas. Sem contar que nossa Escolinha Pequenos Tubarões está com 80 vagas preenchidas por somente alunos das escolas públicas da cidade”, afirma. O treinamento do projeto social inicia neste sábado (6), no Clube 29 de Junho.
Buscando o hexa campeonato, o próximo desafio da ATN é o Estadual Absoluto, disputado também em Palhoça, nos dias 12, 13 e 14 deste mês.
A equipe conta com o apoio da Fundação Municipal de Esporte, por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. Além dos demais patrocinadores: Cottonbaby, Universal Pneus, Trier Sistemas, Bite autopeças, Molas Cidade Azul, Clini-X, Via Pizza, Niara Acupuntura, SC Viagens, Padaria Aroma da Vila, Mercado Grassi, Ciauto-Inspeção Veicular, Mercotruck, Prosul-proteção veicular e ainda o apoio do Colégio Dehon/Unisul e Escola Técnica de Comércio de Tubarão, Clube de Campo, Clube 29 de Junho e Academia Vital.