Obras de Zumblick são tema de capacitação
O mediador das obras de Willy Zumblick, do Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, Geraldo Corrêa ministrou nesta semana uma capacitação para servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Geraldo foi à capital a convite do MPSC, que em dezembro inaugurou em sua sede a galeria “Zumblick – O Pintor da História Catarinense”, composta por 24 telas do artista plástico tubaronense.
No encontro que teve com os servidores, Geraldo falou da vida e obra do artista, das temáticas retratadas nos quadros, como Bandeira do Divino, Anita Garibaldi e Guerra do Contestado, entre outros assuntos da história do estado, imortalizadas por Zumblick. “A intenção é que eles sejam multiplicadores da informação, que saibam explicar o contexto das obras, pois a galeria deve começar a ser visitada, inclusive por grupos de alunos e essa será uma importante forma de perpetuar a história dos catarinenses, por meio das obras de Zumblick”, atesta.
As obras que estavam expostas no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick foram cedidas temporariamente, após autorização da família do pintor, formalizada em um protocolo de intenções e devem ficar em exposição na capital por oito meses. Após esse período, as telas retornam a Tubarão.
O gerente de Cultura, Paulo Garcia salienta que o convite do MPSC para aprofundar o conhecimento sobre o artista e sua obra demonstra que o público demonstrou interesse, sendo importante iniciativa para perpetuar seu acervo.