Servidores participam de conversa explicativa sobre o FIA

Servidores da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Secretaria Municipal de Gestão, Conselheiros de Direito e representantes das entidades não-governamentais participaram neste domingo (17), da segunda Roda de Conversa sobre o FIA – Fundo para a Infância e Adolescência, na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, em Araranguá. O debate contou com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado/SC, Conselho Regional de Contabilidade/SC, Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc).

 

O objetivo do encontro foi possibilitar aos municípios, a compreensão do objetivo do FIA, que é destinar recursos a programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de baixa renda ou vítimas de violência. Por exemplo, programas que combatem o trabalho infantil e buscam profissionalizar os adolescentes por meio de métodos como o Jovem Aprendiz.

 

Além da explicação, a reunião buscou preparar a população para a adequada utilização e gestão dos recursos do fundo, aprofundar o novo marco regulatório e esclarecer a destinação de recursos ao FIA, através do Imposto de Renda. “Para contribuir com recursos ao FIA, basta destinar até 3% do valor do imposto no ato da declaração. Esta ação não causa nenhuma perda financeira para o doador. Estamos em campanha há três anos e muitas pessoas ainda não sabem”, destaca Kelly Botega Fortunato, gerente da FMDS.

 

O evento foi voltado a representantes governamentais da Política da Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Assistência Social, Gestores do FIA, Contadores, Conselheiros dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselheiros Tutelares e entidades locais.