Policlínica apresenta grande demanda no primeiro dia de atendimento estendido

A Policlínica Central, que iniciou o atendimento estendido nesta quinta-feira (6), recebeu cerca de 43 pacientes, dos quais 38 passaram pela triagem e 30 chegaram a realizar a consulta médica. Algo que superou as expectativas dos profissionais.

 

 

Ultrapassou o que esperávamos e a tendência é que os números aumentem. Ficamos satisfeitos de servir essa demanda”, conta a coordenadora geral da Policlínica, Rita de Cássia Schmitz. O fluxo teve um ápice depois das 19 horas, quando as pessoas geralmente saem do trabalho, conta Rita. “Com certeza, essas pessoas iriam para o hospital. O que acaba aliviando a demanda de lá. Chegou a ter casos que foi referenciado do hospital para nós”. Os atendimentos realizados no local, são dar vazão ao hospital e também conseguir prestar os serviços mais rápido a população, o que geralmente, pela demanda do hospital, pode demorar.

 

 

 

Fique por dentro:

 

 

O atendimento da Policlínica é determinado pelo protocolo de colhimento de classificação de risco, onde após uma triagem baseada nos sintomas do paciente, ele é identificado por cores. Assim, representando o seu quadro e o tempo de espera. O mesmo sistema utilizado no hospital, ou seja, a diferença da policlínica para o hospital é que, a policlínica tem como objetivo atender os casos urgentes para auxiliar a desafogar o Nossa Senhora da Conceição. Casos graves, deverão ir ao hospital e casos não urgentes, são orientados a procurarem os postos de saúde.

 

 

Sabe como as classificações por cores funciona?

 

 

As classificações variam entre cinco cores:

 

1. Vermelho são pacientes que não podem esperar, precisam de atendimento imediato.

 

 

2. Laranja são os pacientes que são muito urgentes, precisam de um atendimento praticamente imediato também.

 

 

3. Os que recebem a cor amarela, necessitam de um atendimento rápido, mas podem aguardar.

 

4. O verde, são classificados como pouco urgentes. Podem receber atendimentos no local ou serem encaminhados para outros serviços de saúde.

 

 

5. Já os azuis, não são urgentes. Na maioria das vezes são encaminhados para os postos de saúde.