GMT e PM fazem blitz para prova técnica de locação de equipamento OCR

A Guarda Municipal de Tubarão (GMT) e Polícia Militar (PM) realizaram, nesta quarta-feira (20), uma blitz de fiscalização que serviu de prova técnica para o encaminhamento de contratação do equipamento OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), que identifica imediatamente possíveis irregularidades por meio da placa do veículo. A fiscalização ocorreu na rua São João, nas imediações da sede da PM.

 

A prova técnica é um procedimento necessário para que a prefeitura encaminhe a locação do equipamento junto a empresa de sistemas, informou o Gerente de Trânsito da secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Dionísio de Quadros.

 

O OCR tem um funcionamento bastante simples. O sistema visualiza a placa do veículo, independente da velocidade que trafega, e identifica o conjunto alfanumérico e os dados são processados e confrontados automaticamente com o cadastro do órgão. Se houver alguma restrição como registro de furto do veículo ou atraso no licenciamento, o equipamento emite um alerta para a autoridade do trânsito.

 

Durante pouco mais de uma hora de testes, o equipamento constatou irregularidades em 11 veículos. De acordo com Dionísio o OCR atendeu as expectativas e os procedimentos para locação do equipamento terão continuidade.