FMS realiza testes diversos em detentos no presídio de Tubarão
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio de uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Atendimento Especializado em Saúde (Caes) deram prosseguimento à realização de testes rápidos de HIV (Aids), hepatite e sífilis em todos os 600 detentos do Presídio Regional Masculino de Tubarão.
O trabalho, realizado em conjunto com o Departamento de Administração Prisional (DEAP), abrange a realização de testes e, o acompanhamento dos presos que por ventura atestem positivo para alguma doença. Neste caso, eles são encaminhados para a realização dos demais exames que se fazem necessários para o tratamento.
Conforme o último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias ( Infopen ) – 2015/2016 – da cadeia para dentro a incidência do vírus HIV em 2015 nas carceragens foi de 2.189,9 casos para 100 mil detentos. Para a população em geral, a proporção é de 15,8 — 138 vezes menos.
O Infopen é um banco de dados do Departamento Penitenciário Nacional ( Depen ) do Ministério da Justiça. Em breve, a mesma ação será realizada no presídio feminino.