Medalhistas no Parajasc recebem homenagem

Os 24 alunos da Apae que representaram Tubarão nos Jogos Paralímpicos de Santa Catarina (Parajasc) no último mês receberam nesta quarta-feira (21) uma homenagem do prefeito Joares Ponticelli. A delegação conquistou 11 medalhas na competição disputada em Jaraguá do Sul.

 

O prefeito relembrou a importância do Bolsa Paratleta, que beneficia oito alunos da instituição, e, sobretudo, a necessidade de inserção e valorização dos portadores de necessidades especiais na sociedade.

 

“É sempre muito bom voltar na Apae e ver todos felizes. Essas medalhas representam a vitória pessoal de cada um de vocês. O paratleta precisa se esforçar mais que o atleta convencional, pois tem que vencer as próprias limitações. As conquistas aos poucos deixam para trás um passado triste de preconceito da sociedade, do Poder Público e das próprias famílias, que durante anos escondiam os entes deficientes, por vergonha. Vamos em frente celebrar o futuro: quem ganhou medalha de bronze, no próximo Parajasc vai se esforçar um pouco mais para ganhar a de prata, e quem ganhou a de preta vamos torcer para vir a de ouro”, disse o prefeito.

 

Líder da delegação tubaronense no Parajasc, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME) Ernani Buerger, destacou que o município planeja uma competição direcionada aos paratletas.

 

“É um momento de agradecimento ao prefeito Joares e ao vice-prefeito Caio, a FME e a diretoria da Apae. Também é o reconhecimento aos atletas que foram magníficos em Jaraguá do Sul. Estamos analisando a viabilidade de um Parajetuba, descobrindo nas escolas atletas com necessidades especiais que queiram disputar a competição. É uma sementinha que estamos plantando agora, uma ideia que poderemos executar no próximo ano”, explicou Ernani.