Mais de 4,5 mil atendimentos são registrados na Policlínica Central desde inauguração
A ampliação dos atendimentos na nova sede da Policlínica Central é uma realidade. Desde que foi inaugurada, em setembro deste ano, mais de 4,5 mil pessoas foram assistidas no espaço que agora conta com consultórios modernos e concentra todos os serviços da área da saúde do município de Tubarão. A nova sede funciona das 7 às 19 horas, na rua Altamiro Guimarães, no bairro Oficinas.
Com a melhoria, houve um aumento de 14% no número de profissionais que atendem a diversas especialidades como acupuntura, dermatologia, endocrinologia pediátrica, fonoaudiologia, ginecologia/obstetrícia, infectologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias, pneumologia, proctologia, psicologia, psicopedagogo, psiquiatria, reumatologia, urologia, sala de vacina, teste do pezinho, eletrocardiograma, verificação de sinais vitais, curativos, exames de dermatoscopia, colposcopia e atendimento odontológico.
De acordo com a coordenadora do setor de Planejamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Simone Hoffmann Maiato Santana, desde a inauguração, o Centro de Referência em Saúde, atende aproximadamente 120 pacientes por dia. “Em geral, as agendas das especialidades médicas variam de 15 a 20 atendimentos, gerando uma rotatividade média de pacientes por dia nos atendimentos. A sala de vacina e o teste do pezinho são de livre acesso, tendo em média 60 atendimentos diários em vacina e quatro, no teste do pezinho. Nos atendimentos de enfermagem circulam em torno de 30 pacientes diariamente, de fonoaudiologia em média de sete pacientes e de eletrocardiograma média de cinco pacientes”, explica.
Simone ressalta, que apesar de os principais atendimentos serem voltados as especialidades médicas (1.061 atendimentos registrados), sala de vacina (1.849 atendimentos registrados) e teste do pezinho (116 atendimentos registrados), a população pode procurar a Policlínica para outros serviços. “Desde a inauguração foram atendidos, também, 179 eletrocardiogramas, 199 atendimentos em fonoaudiologia, 28 sessões de acupuntura e 1.054 acolhimentos realizados pela enfermagem, que incluem curativos, verificações de sinais vitais, nebulizações, administração de medicamentos, consultas de enfermagem em nível superior e realização de testes rápidos”, destaca.
Além desses serviços, após o fechamento das Unidades Básicas de Saúde (às 16 horas) a Policlínica Central disponibiliza todos os dias um médico clínico para atendimento dos casos mais urgentes, das 16 às 19 horas – horário estendido. Também está vinculado à Policlínica Central o Programa Municipal de Controle do Tabagismo.