Representantes da empresa Hydra comunicam fechamento da unidade no município

Nesta quinta-feira (1º) o Grupo Duratex S.A., proprietário da empresa Hydra (antiga ThermoSystem) anunciou que fechará a unidade industrial em Tubarão, que será transferida para Aracajú, no estado de Sergipe.

 

A decisão pegou a prefeitura e os próprios funcionários da unidade de surpresa. Para comunicá-la de forma oficial, Rogério Rodolfo de Souza (gerente do setor de chuveiros), Carlos Eduardo Jajarém (gestor de planejamento) e Ana Carla Freitas (assessora de imprensa) – representantes da empresa – estiveram no gabinete do prefeito de Tubarão, na quinta-feira. Na oportunidade eles explicaram as razões que levaram a companhia a tomar a decisão, baseada principalmente na descontinuidade da fábrica de chuveiros na cidade. Esta medida, segundo a Duratex, foi ditada pelo mercado, uma vez que o faturamento no setor diminuiu a cada ano. “A empresa está ajustando as velas para onde o vento sopra melhor”, avaliou Rogério Rodolfo.

 

Permanece em Tubarão o Centro de Distribuição, localizado atrás do Posto Presidente, e que conta com 100 funcionários. Os outros 220 colaboradores que atuavam no bairro Oficinas, foram desligados. A empresa almeja um crescimento de 50% nos próximos cinco anos e não descarta a possibilidade de voltar a atuar em Tubarão, com seu parque fabril, caso volte a operar no Sul. Muitos dos funcionários desligados foram convidados a trabalhar em Aracaju, pois foram bastante elogiados pela empresa pelo alto nível técnico e de comprometimento. A empresa também vai apoiar os funcionários na tentativa de realocá-los em outros setores do mercado.

 

O prefeito Joares Ponticelli recebeu com tristeza a notícia, fazendo algumas ponderações para que a empresa Hydra mudasse a decisão, mas foi informado que a fechamento da unidade não tem volta. “Para nós que celebramos cada vez que se abrem novas oportunidades de emprego e renda da cidade, como foi o caso do Líder Atacadista e agora do Fort Atacadista, é lamentável receber uma notícia dessas, em pleno fim de ano”, disse o prefeito.

 

Os representantes das entidades empresariais presentes no encontro também lamentaram a decisão e colocaram-se à disposição para tentar apoiar os demitidos a retornarem ao mercado.

 

Participaram do encontro o prefeito Joares Ponticelli, o vice Caio Tokarski, a chefe de gabinete do prefeito Kércia Cardoso Menegaz, o secretário de Fazenda Raphael Bianchini, o procurador geral do município Marivaldo Bittencourt, o assessor de Comunicação Ramires Linhares, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Harrison Marcon Cachoeira, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão (Sindicont) Patrick Fontana, o presidente do Sindilojas Marciano Michels e o presidente da Acit Edson Martins Antônio.

 

 

SAIBA MAIS – Em agosto de 2015, quando um primeiro movimento por parte da empresa no sentido de deixar Tubarão foi detectado, uma comitiva de autoridades da Cidade Azul, incluindo a prefeitura, a Câmara de Vereadores, a então Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Acit, dentre outros, esteve reunida em São Paulo com representantes da Duratex, que, na ocasião, afirmaram ter interesse de permanecer na cidade. No entanto, devido às razões apresentadas pela empresa, tal decisão se modificou nesta quinta-feira (1º).