Comissão vistoria Museu Willy Zumblick
Uma comissão de sete pessoas realizou na manhã desta quarta-feira (24) uma vistoria no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. A iniciativa tem por objetivo verificar as condições de conservação do local e faz parte de uma espécie de força-tarefa do Ministério Público em dezenas de estados.
A ação conjunta começou a ser articulada após o incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, com a perda de grande parte do acervo e destruição da edificação. A vistoria no museu tubaronense durou pouco mais de 30 minutos.
“São 20 locais em Santa Catarina que receberão essa vistoria. O Centro Municipal de Cultura não é necessariamente um museu, mas tem extrema importância pois guarda as obras de Willy Zumblick. O objetivo é verificar se o local tem funcionamento adequado para circulação das pessoas, se está seguro, se os funcionários têm condições de trabalho adequadas. É uma vistoria geral que ao final será elaborado um relatório com possíveis sugestões do que precisa ser feito pelo município”, explicou o Promotor de Justiça Sandro de Araújo, um dos membros da comissão de vistoria.
Também participaram da iniciativa o coordenador do Sistema Estadual de Museus da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, a analista do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural Thalyne Nadja Dittert Cabral, o museólogo do Conselho Regional de Museologia Marco Antônio Figueiredo Ballester Júnior, a bombeiro militar Itamara Cardoso Fermino e o Gerente de Cultura Paulo Garcia.