Espetáculo em homenagem a Willy Zumblick emociona plateia na Arena Multiuso
O teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão, recebeu nesta quarta-feira (26) um grande público para o espetáculo “O Divino Zumblick”, em celebração aos 105 anos de nascimento de Willy Zumblick, um dos maiores artistas plástico de Santa Catarina. O evento com a participação de mais de 100 componentes, entre músicos, coralistas, bailarinos, atores, cantores e declamadores, teve como destaque a passagem da Bandeira do Divino, um dos temas preferidos de Zumblick e que estampou várias de suas telas.
Antes do início do evento o prefeito Joares Ponticelli, o Procurador-Geral de Justiça Sandro José Neis e Raimundo Zumblick, representando a família do pintor, assinaram um Termo de Compromisso que autoriza o envio de 22 telas de Willy Zumblick que estão no Centro Municipal de Cultura para uma exposição no novo prédio do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis.
“Agradeço a Deus por ter convivido com a família e com a história do mestre Willy Zumblick, uma pessoa admirada, de vida humilde e que construiu essa grande obra que a cidade precisa viver mais, explorar mais. Tubarão está muito agradecida e orgulhosa pelas obras de Willy fazerem parte dessa exposição no novo prédio do Ministério Público, pois ele pintou a história de Santa Catarina em suas telas, a saga do Contestado, a vida de Anita Garibaldi e outros temas”, destacou o prefeito.
O espetáculo apresentado no teatro da Arena teve a coordenação da Gerência de Cultura da Fundação Municipal de Educação e reuniu bailarinos, voluntários, corais, atores e cantores. A combinação da encenação com música e efeitos de luzes e cores teve momentos de emoção como a passagem da Bandeira do Divino, a apresentação da cantora lírica Regiane Köenig e da banda Lira Tubaronense, que durante muito tempo tocava uma vez por ano em frente a residência de Willy Zumblick, lembrança que levou os familiares do cantor às lágrimas.
O evento levou centenas de pessoas ao teatro da Arena, espaço que a população vem adotando como novo ponto de encontro da cultura tubaronense. Só nos últimos 15 dias o espaço já serviu de palco para o 1o Festival de Corais de Tubarão, o “Tubateras” e agora o espetáculo “O Divino Zumblick”.