Através de parceria com o Google, município de Tubarão adere ao programa “Google For Education”
O ‘Google for Education’ é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, tanto para escolas como universidades, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente crianças e adolescentes.
Através desta parceria com o Google, selada no último dia 30, a Fundação Municipal de Educação (FME) de Tubarão já está apta para utilizar as ferramentas do ‘Google For Education’ nas escolas da rede municipal. Estas ferramentas vêm para modernizar os processos de ensino-aprendizagem, bem como agilizar as “trocas” de informação entre a FME e as unidades escolares. Dentro da plataforma, a principal ferramenta é o ‘Class Room’, um Ambiente Virtual Acadêmico (AVA), onde o professor disponibiliza materiais em diferentes formatos (vídeos, reportagens, jogos), aplica atividades e trabalhos, e inclusive provas, de maneira prática e interativa.
No decorrer do semestre haverá treinamentos com os professores da rede municipal. Mas a aplicação pedagógica deve ocorrer somente em 2019. “A ideia é que cada aluno matriculado tenha seu próprio e-mail com domínio próprio, assim como os professores e os profissionais da FME. É uma forma de controlarmos melhor o que os alunos acessam e de tornar o aprendizado mais fácil e intuitivo”, explica o responsável por Tecnologia da Informação da FME Leandro da Silva Cardozo. “O próximo passo é capacitar todos os profissionais da FME, sendo que os diretores e secretários das Unidades Escolares já participaram da formação junto ao SENAI”, concluiu.
Uma vez que o programa já estiver em uso, ferramentas como o ‘Google Class Room’, ‘Google Agenda’ e ‘Hangouts’ permitirão que professores deem o feedback instantâneo e acompanhem o processo de cada aluno para melhorar o desempenho. O diretor-presidente da FME, Mário Cezar de Oliveira Cardoso, elogia a utilidade do programa. “A habilitação para o uso do programa Google For Education é apenas o primeiro passo que estamos dando. Nosso objetivo é aproveitar o projeto para criar um Ambiente de Aprendizagem Virtual tanto para a Formação Continuada de novos colaboradores e professores, como para permitir que os próprios estudantes e seus pais e responsáveis possam usufruir dos benefícios da tecnologia digital na aprendizagem”.
A aplicação do “Google For Education” na educação vai ao encontro dos ‘Objetos Digitais de Aprendizagem’, uma proposta do Governo Federal que visa facilitar o processo de aprendizagem dentro e fora de sala de aula.