Palestra em parceria leva orientações a pacientes ostomizados
Enfermeiros do Hospital Nossa Senhora da Conceição participaram nesta quarta-feira (29) de uma capacitação sobre os pacientes ostomizados (aqueles que passaram por intervenções cirúrgicas para abrir caminhos alternativos no corpo para comunicação exterior), promovida por meio de parceria da instituição, com o programa de ostomizados da Fundação Municipal de Saúde.
Na ocasião, a coordenadora municipal do programa, a enfermeira Luciana Medeiros, prestou orientações diversas aos pacientes e seus familiares sobre todo o período da intervenção, ou seja, desde a internação até a alta hospitalar, de modo a referenciar as dificuldades e proporcionar um atendimento mais humanizado.
A capacitação contou ainda com a participação da enfermeira especialista em Estomaterapia pelo HNSC Renata Medeiros. “Foi tratado como manejar esse paciente no hospital e foram repassadas orientações para a alta, para que ele procure nosso serviço da prefeitura e saia já orientado, com toda a documentação que precisa para receber gratuitamente as bolsas coletoras, dando continuidade ao seu tratamento”, explicou a coordenadora Luciana Medeiros.
As bolsas – As bolsas coletoras intestinais ou urinárias são necessárias para pacientes ostomizados após a intervenção cirúrgica. Podem ser utilizadas provisória ou permanentemente, e são indicadas em casos de câncer, Doença de Chagas, Doença de Crohn, má formação congênita, traumas abdominais, doenças neurológicas e outras enfermidades.