Brasil conquista bicampeonato Pan-Americano de Karatê

A seleção brasileira foi a grande campeã do Campeonato Pan-Americano de Karatê 2018. Realizado no Rio de Janeiro, o evento reuniu atletas qualificados das categorias Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21, que deixaram as disputas ainda mais acirradas. A Cidade Azul esteve representada no seleto grupo com atletas classificados no Sul-Americano da modalidade, e com o técnico Fabrício de Souza.

 

A equipe Impacto/FME de Tubarão conquistou, além da experiência em uma competição de alto nível, três medalhas. Nícolas de Souza foi o primeiro a subir no pódio, com a medalha de bronze no kumitê Cadete, encarando adversários do Canadá, México, Estados Unidos e Costa Rica. A segunda medalha veio com João Vitor de Oliveira, prata no kumitê individual Sub-21, passando por atletas do Peru, Chile e Canadá. Foi também João Vitor que fechou as conquistas com a medalha de ouro no kumitê em equipe.

 

Os resultados renderam o título de campeão geral ao país, que sediou este campeonato. O Brasil comemorou a conquista de 36 medalhas, 12 delas de ouro. A Venezuela terminou na segunda colocação e os Estados Unidos completaram o pódio, na terceira colocação. Seguidos de perto por México, Chile e Canadá. “Tive a honra e oportunidade de atuar pela primeira vez como técnico da seleção brasileira. Foi uma experiência ímpar, é o ápice da carreira de um técnico, e este campeonato foi ainda mais especial por ser realizado no Rio de Janeiro. Foi marcante e emocionante, pois o Brasil foi o campeão geral no ano passado, na Argentina, e havia muita pressão para que repetisse o feito. No entanto, nos primeiros dias, os resultados foram abaixo do esperado e chegamos no último dia apenas na quinta colocação. A comissão técnica se reuniu, debateu, alinhamos um meio de atuação e tivemos uma torcida incrível também. No último dia participamos de oito finais e vencemos todas, o que nos levou ao primeiro lugar geral. Foi muito comovente, uma virada emocionante. Uma das maiores emoções que eu tive dentro do esporte. Estou extremamente feliz e motivado, agradeço a Federação Catarinense e a Confederação Brasileira por esta experiência fantástica” comemorou Fabrício.

 

A seleção brasileira foi composta por 92 atletas e a Impacto/FME foi representada por seis karatecas no evento, que colaboraram com a conquista do bicampeonato brasileiro. Os atletas competiram com o apoio da Prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esporte.

 

 

Fonte: KBS Assessoria