Exposição Sombras da Face é aberta no Centro Municipal de Cultura
Painéis com fotografias e um pequeno texto de estilo autobiográfico de alunos de duas escolas municipais são a atração da exposição Sombras da Face, aberta nesta terça-feira (14), no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. A exposição pode ser visitada pelo público até o próximo dia 31.
A mostra conta com fotografias que a professora Jane de Fátima Jane de Fátima Nowasco da Silva tirou dos seus alunos do 9º ano das escolas Manoel Rufino Francisco e Maria Emília Rocha. Segundo ela, é um trabalho de busca da reflexão.
“Ao realizar um autorretrato, o aluno revela ao mundo não só a sua aparência física como a face, o olhar, o semblante, mas também a sua maneira de ver e sentir. Por meio de palavras e imagens, o aluno reflete sobre a essência de seu próprio ‘Eu’ e suas inquietações diante da vida e do mundo”, explica.
Durante o processo de produção do material, os alunos conheceram poemas em autorretrato de poetas consagrados, conseguindo, assim, irem além da imagem (no caso a fotografia) e além das palavras (produções textuais).
“No autorretrato há uma análise de aspectos subjetivos para desvendar não somente a identidade do aluno, mas também seus medos, capacidades e sonhos. Em Sombras da Face manifesta-se apenas um fragmento da personalidade de um ser, pois na seriedade do semblante, na expressão de um olhar inabalável, ou perdido, ou aparentemente fechado, estão ocultas a suavidade de um rosto, a graça de um sorriso, a beleza de um olhar”, finaliza.
O prefeito Joares Ponticelli ficou impressionando com o capricho e sentimentos que foram aplicados nessa exposição.
“Estou positivamente impressionando pela segunda vez neste ano com coisas maravilhosas que acontecem em nossas escolas, especialmente o talento dos nossos alunos. Durante a celebração dos 148 anos de Tubarão, tivemos a produção de um lindo trabalho de produção de vídeo de dezenas de alunos que resgatou a trajetória de nossa cidade, e agora essa grande exposição. Peço que vocês continuam se comprometendo e aproveitando essas oportunidades. A qualidade da escola pública, às vezes, é olhada com desconfiança, mas tem muitas coisas boas acontecendo nas nossas escolas”, destacou o prefeito Joares.