Turmas da EMEB São Judas Tadeu participam do projeto “Viajando com as histórias do baú”
As turmas pré-escolar II e 1° ano da EMEB São Judas Tadeu estiveram nesta sexta-feira (10), no Centro Municipal de Cultura (Museu Willy Zumblick) para uma contação de histórias. O encontro é parte do projeto “Viajando com as histórias do baú”, em que a professora Adriana Medeiros, através da sua personagem Verdolina, conta aos estudantes sobre sua vinda da “cidade das histórias” para onde viaja e busca livros.
As histórias apresentadas “Quer brincar comigo?” e “Aperte aqui”, foram lidas por Verdolina; já “A menina bonita do laço de fita” ganhou uma dramatização. Segundo a professora Conceição Aparecida da Silva Cardoso (prof. Cida), as histórias carregam grandes lições a serem ensinadas. “Com as duas primeiras leituras, as crianças aprenderam mais sobre noção de espaço, tamanhos, cores e já com essa última, a pauta era sobre inclusão e preconceito racial”, observa. “Percebo a necessidade dessa a contação, pois são temas presentes no cotidiano escolar”.
Para Adriana Medeiros, a Verdolina, seu objetivo principal não é ensinar com a contação, mas incentivar esse hábito. “Eu procuro sempre contar as histórias para despertar nos ouvintes o gosto de contar e ouvir histórias. É um pouco do resgate da narração oral e a questão do prazer mesmo de ouvir boas histórias. Espero que depois eles saiam contando também”, finaliza.
A turma do Pré-escolar II possui 20 crianças, enquanto o 1º ano, 21.