Áreas que serão videomonitoradas recebem sinalização
Começaram a ser instaladas nesta quinta-feira (28), na região central da cidade, as placas de sinalização que vão indicar as áreas que serão monitorados por meio de vídeo, a partir de agosto.
A implantação das placas é uma das etapas necessárias ao início do videomonitoramento. Além da sinalização, será preciso também fazer a divulgação da operação. O material informativo, em fase de produção, será distribuído, ao longo do mês de julho, em blitzes educativas, que serão feitas pela polícia militar.
Inicialmente, 10 pontos serão monitorados por meio de uma central instalada na sede do Batalhão da Polícia Militar. “O efetivo da polícia ficará responsável pelo monitoramento destes 10 pontos, 24 horas por dia”, explica o gerente de Trânsito, Dionísio de Quadros.
Em 2012, 20 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos de Tubarão, por meio do programa Bem-te-vi, do governo do Estado. Desde então, os equipamentos realizam as gravações contínuas destes pontos, que podem ser solicitadas, em caso de alguma ocorrência.
Dionísio de Quadros salienta que o videomonitoramento será um apoio importante, no que se refere à segurança dos tubaronenses e estabelecimento da ordem, principalmente, no trânsito. “Quando estiver efetivado, por meio deste sistema, será possível identificar infrações de trânsito, como ultrapassagens indevidas, avanços de sinal, acidentes, estacionamento em local proibido, entre outros atos que prejudicam muitas pessoas. É uma ferramenta que já existe e que agora será ainda melhor utilizada”, frisa.
Dez ruas serão monitoradas neste primeiro momento:
Rua Vidal Ramos (Colégio São José)
Rua Tancredo Neves
Rua Padre Geraldo Spettmann, com rua Expedicionário José Pedro Coelho
Pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse
Rua Marcolino Martins Cabral, com rua Coronel Collaço (Banco do Brasil)
Rua Marcolino Martins Cabral (Pista de Skate)
Rua Marcolino Martins Cabral, com a rua Cândido Freire Leão
Rua Altamiro Guimarães, com rua Laguna
Rua Prudente de Moraes, com a rua Pedro Zapeline
Rua Marcolino Martins Cabral, com a rua Eugênio dos Reis Perito (Rótula do Quartel)