Mutirão de limpeza do Rio Tubarão será neste sábado (30)

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) promove neste sábado (30) o quarto mutirão de limpeza do Rio Tubarão. A iniciativa começa às 8 horas no deck do parque linear, ao lado das pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse (Centro) e seguirá pelas duas margens até a ponte Manoel Alves dos Santos (Morrotes).

 

Nos três mutirões realizados em 2017, servidores da prefeitura e voluntários recolheram das margens do rio cerca de 10 toneladas de todo tipo de lixo. Além de promover a limpeza do maior cartão-postal da cidade, o mutirão quer passar uma mensagem de conscientização a toda a população.

 

“É preciso que as pessoas evitem descartar lixo no rio e quem ver alguém fazendo isso que denuncie, chame as autoridades. Temos que criar essa consciência ambiental para que o Rio Tubarão volte a ser observado com orgulho pelos tubaronenses”, destaca o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues.

 

Irão participar do mutirão os integrantes do gabinete do prefeito e secretários, além de vereadores convidados, adolescentes do grupo de Protetores Ambientais Mirins, soldados da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria de Tubarão e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unsiul.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, um novo mutirão reforça a importância da busca de uma solução para o problema que já é bem visível até entre crianças de séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

“Recentemente visitei uma escola para conversar com as crianças e também recebi a visita de alunos da mesma idade na prefeitura e nas duas ocasiões fui perguntado porque o rio Tubarão é tão cheio de lixo e a água de cor muito verde. Nosso rio está em uma situação complicada que chama a atenção até de crianças pequenas. Faremos mais um mutirão de limpeza, mas precisamos que a população nos ajude nessa luta. A maioria precisa fiscalizar e denunciar a minoria que não respeita o mais belo cartão-postal da cidade”, ressalta o prefeito.