Longa-metragem que retrata a economia de Tubarão está em fase final de produção
Já está em fase final, a produção do documentário que será apresentado em comemoração ao aniversário de 148 anos de Tubarão. O audiovisual, que trata do desenvolvimento econômico da cidade, é encenado pelos estudantes de nove escolas municipais. Assim que concluído, ele se transformará num longa de 50 minutos, mostrando as memórias de Tubarão.
“Tem história sobre o rio, sobre a indústria moveleira, sobre a rede ferroviária, o comércio…”, explica a museóloga do museu ferroviário de Tubarão, Silvana Silva de Souza. Ela, junto com Assessora de Ensino da Fundação Municipal de Educação (FME), Cristina Gomes dos Santos, são as organizadoras. “Ao longo desta sexta-feira (11), a EMEB Manoel José Antunes gravou cenas sobre as Irmãs da Congregação Divina Providência, que fundaram o Colégio São José e o hospital”, conta a museóloga.
Do ponto de vista pedagógico, o documentário tem o objetivo de levar conhecimento às crianças de um jeito divertido e inovador. A ideia é que, através da interatividade no documentário, elas descubram mais sobre a identidade do município, a cultura e também aspectos da economia que não são tratados cotidianamente.
As gravações devem encerrar já na próxima semana, e no dia 22 de maio, às 20 horas, o documentário será exibido à comunidade, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.