Programa Saúde na Escola promove ação de combate à obesidade infantil

A obesidade infantil vem crescendo nos últimos anos e a prevenção ainda é a melhor forma de combater este mal. A adoção de hábitos saudáveis já na infância pode evitar o aumento do índice de crianças obesas, que aumentou oito vezes em quatro décadas.


Em Tubarão, o tema é uma das preocupações do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio do qual são promovidas iniciativas voltadas à prevenção e bem-estar das crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI).

 

Na semana de 23 a 27 de abril, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do PSE visitaram os Centros de Educação Infantil Peixinho Dourado, Professor José Santos Nunes e Borboleta Azul, onde realizaram diversas ações com os pequenos para estimular hábitos alimentares mais saudáveis. “Levamos frutinhas e fazemos teatro de fantoches para tornar as atividades bem lúdicas e assim permitir que crianças de todas as idades possam compreender a mensagem”, conta a coordenadora do PSE, Adriana S.S. Felisbino.


Durante as ações, as crianças foram medidas e pesadas, o que vai permitir um acompanhamento do desenvolvimento de cada uma.


A ação terá continuidade ao longo do ano e a expectativa é que até novembro todas as unidades de educação infantil sejam visitadas.