Atribuições e importância do professor de apoio são reforçadas em reunião da rede municipal

Um professor de apoio precisa ter mais que conhecimento. Necessita de uma percepção apurada, atenção, amor pelo trabalho e, principalmente, sensibilidade. Com um profissional assim, o aluno que é especial, ou tem dificuldade de aprendizado, se sentirá tão capaz quanto os outros. É nisso que acredita a professora Giliane Araújo, que auxilia dois alunos autistas do 1º Ano na EMEB Manoel José Antunes.

 

A professora se diz apaixonada pelo que faz: “Eu gosto bastante da educação especial. É um trabalho desafiador, mas os dois meninos superam as dificuldades, o que acaba me ensinando também. Eu acho essa inclusão importantíssima para eles, pois quando estão juntos das outras crianças há uma socialização”, assegura Giliane.

 

A professora faz parte do grupo de profissionais de apoio que ensina na rede municipal de Tubarão. Junto dela, outros 30 professores se reuniram, nesta quinta-feira (22), no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para discutirem meios de aprimoramento do ensino oferecido às crianças.

 

O encontro foi coordenado pela assessora pedagógica de Educação Especial da FME, Valquíria Corrêa Búrigo. “Repassamos as atribuições das funções dos professores de apoio da rede municipal, já que muitos professores nunca haviam trabalhado na nossa rede, Fizemos algumas colocações agora no início, justamente, para ajudar e facilitar o trabalho em sala de aula”.

 

Ao final do semestre, uma nova reunião deve ser feita para reavaliação dos resultados.