Fiscalização de terrenos baldios será intensificada
Fiscais da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) e da secretaria de Urbanismo Mobilidade e Planejamento vão fiscalizar, sempre às sextas-feiras à tarde, os terrenos que precisam de limpeza. Durante a ação, os proprietários serão atuados e terão um prazo para tomarem as providências necessárias. Caso não seja tomada nenhuma medida, o proprietário será multado, conforme determina a Lei nº 2185/98, de 20 de julho de 1998.
A ação, que inicia já nesta sexta-feira (23), será possível graças à parceria firmada entre o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevissol, o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues e o secretário de Urbanismo Nilton de Campos.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gabriela Martins, a medida foi tomada devido ao aumento do número de casos de febre chikungunya no estado e crescimento dos municípios vizinhos infestados com o mosquito aedes aegypti. “De nada adianta os agentes de endemias fiscalizarem o município, através das armadilhas e pontos estratégicos, se a população não cuida da sua propriedade”, avisa Gabriela.
Com a intensificação da fiscalização, a expectativa é prevenir a proliferação do mosquito que é o responsável por transmitir quatro doenças: dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela. Além disso, a limpeza evita o acúmulo de lixo e a proliferação de roedores como o rato, que transmite a leptospirose.
É importante ressaltar que neste primeiro momento a intensificação da fiscalização se dará nas localidades onde já foram identificados focos do mosquito, mas todas as comunidades e bairros do município serão visitados pelas equipes.