Teste rápido poderá ser feito em unidades de saúde
Os exames para diagnósticos de doenças como HIV, sifílis e hepatites B e C, que hoje são realizados no Centro de Atendimento Especializado em Saúde, (CAES), serão disponibilizados em breve nas unidades Estratégia Saúde da Família.
O “Teste Rápido” será introduzido na atenção básica para melhorar o acesso ao diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatite B e C. “Com o diagnóstico precoce nós conseguimos fazer o tratamento adequado precocemente, diminuindo os sintomas, as doenças associadas e a transmissão, além de instruir o paciente com as orientações necessárias”, afirma a coordenadora de ESF do município Renata Fernandes Rocha.
Estes exames estão vinculados à Rede Cegonha, que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional. É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa programar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez.
A 20° Regional de Saúde apresentou nos dias 2 e 4 de abril uma capacitação com o foco neste tema, além da atividade prática foram abordados casos de acolhimento. Os enfermeiros do município foram convocados e participaram do encontro, organizado pelas enfermeiras Elonir Gomes e Helena Caetano e com a bioquímica Deise Fernandes.
Hoje a rede municipal de saúde passa pelo processo de capacitação dos enfermeiros, produção de protocolos e organização na assistência necessária aos pacientes, como referências e contra referências.
Daniela Goulart/PMT