Campanha chama atenção para exploração do trabalho infantil durante o Carnaval
Durante as férias e, principalmente, no Carnaval, enquanto muitas crianças aproveitam para se divertir, outras não têm esse direito preservado e são expostas ao trabalho infantil.
Para evitar que as crianças sejam privadas de uma infância saudável, sendo expostas a situações de risco, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Diretoria de Assistência Social, através da Gerência de Proteção Social Especial, responsável pelo Programa de Ações Estratégicas de Erradicação de Trabalho infantil – PETI/SC lançou a campanha de combate ao trabalho infantil no Carnaval 2018.
Em Tubarão, a campanha coordenada pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), pretende sensibilizar a população sobre a importância do combate ao trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Além da conscientização nesta época do ano, o trabalho de identificação e acompanhamento das famílias com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil é realizado diariamente, durante todo o ano, pelos serviços ofertados pela FMDS.
A exploração sexual é uma grave expressão de questão social, sendo a pior forma de trabalho infantil, que acomete crianças e adolescentes em muitos municípios brasileiros, principalmente nas épocas de grandes eventos turísticos, entre eles, o Carnaval.
No Brasil, milhões de crianças abandonam as escolas para trabalhar. Muitas vezes obrigadas pelas próprias famílias ou por exploradores. O compromisso do município é proteger as crianças contra o trabalho infantil.
Toda população pode participar, denunciando a prática através do disque 100 ou no Conselho Tutelar do município.