Delegação que participou do Jasc é homenageada
Grande parte dos 147 integrantes da delegação que representou Tubarão na 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) compareceu na tarde desta segunda-feira (13), à Unisul, oportunidade em que foram homenageados pelo ótimo desempenho obtido.
A delegação tubaronense trouxe na bagagem 53 medalhas – 11 de ouro, 22 de prata e 20 de bronze, o que garantiu o 7o lugar geral no quadro final. Tubarão conquistou ao todo 56 pontos, o que representou a 9a colocação geral.
Essa foi a melhor campanha do município na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina, cuja edição terminou no último sábado (11). Na edição anterior, o município conquistou 18 medalhas.
O técnico de atletismo Marcos Paulo Huber falou em nome da delegação e ressaltou que ascensão do município é resultado direto da continuidade dos Programas Bolsa Atleta e Técnico. “Estamos muito felizes porque esse virou um programa da cidade, que tem se mantido, independente do prefeito. Ele é renovado desde que foi criado, o que traz segurança, motiva e apoia os talentos da terra. Antes de termos esses programas, era comum vermos atletas de Tubarão defendendo outras cidades, porque não tinham incentivo para defender nosso município. É a continuidade que garantiu tantas medalhas neste ano”, atesta Huber.
O vice-prefeito Caio Tokarski lembrou que o programa foi criado na gestão do prefeito Manoel Bertoncini, em 2012, ocasião em que respondia pela Fundação Municipal de Esporte. “Detectamos a necessidade de oferecer um incentivo aos nossos atletas e o programa foi criado. Para nossa satisfação, as gestões posteriores, não só mantiveram, como ampliaram o volume de recursos”, assegura.
Neste ano, serão repassados um total de R$ 1,5 milhão para os 139 atletas e 31 técnicos assistidos pelo programa.
O resultado obtido pelos atletas foi amplamente comemorado pelo prefeito Joares Ponticelli. O gestor municipal parabenizou os atletas e instigou a busca de novas conquistas. “O número de medalhas praticamente triplicou, isso aumenta, demasiadamente nossa responsabilidade, pois no ano que vem, temos que melhorar esses índices. Nós vamos continuar fazendo nossa parte, no que se refere à manutenção do programa e ao pagamento em dia dos benefícios. A contrapartida de vocês é continuar se dedicando e treinando, para manter os índices e conquistar novas vitórias”, frisou o prefeito.
Além dos programas de incentivo financeiro, Ponticelli destacou ainda que a reativação da das escolinhas esportivas são, em parte, responsáveis pela formação de uma delegação tão competitiva. “Mais de 800 crianças participam das escolinhas, terras férteis para a descoberta de novos talentos. Lá, estão os futuros atletas que vão manter e elevar nossos índices. As escolinhas são ainda um grande projeto de inclusão social, que ajudam a criança a preencher o tempo livre com atividades saudáveis”, observa.