Quase 1 tonelada de lixo é recolhida em mutirão das margens do rio Tubarão
O mutirão de limpeza das margens do Rio Tubarão, que neste domingo (29) marcou o encerramento da Semana Tubarão Rumo ao Lixo Zero, recolheu quase uma tonelada de lixo e entulho. A iniciativa foi da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) com acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unisul.
Esse foi o terceiro mutirão de limpeza das margens do Rio Tubarão neste ano. Os dois anteriores aconteceram em fevereiro e maio. O recolhimento se concentrou na margem direita, entre as pontes Manoel Alves dos Santos (Morrotes) e Nereu Ramos (Centro).
“Reunimos cerca de 70 pessoas entre servidores da Funat, estudantes da Unisul e alguns voluntários da comunidade. Recolhemos menos lixo que nas outras vezes, mas ficamos surpresos com todo o tipo de material que infelizmente continua a ser descartado nas margens do rio”, conta o diretor-presidente da Funat, Júlio César Angelo Rodrigues.
Nesse mutirão foram recolhidos restos de madeira, papelão, latas, equipamentos eletrônicos, roupas e calçados, além de seringas descartáveis. Tudo foi encaminhado à empresa Racli, responsável pela coleta de lixo em Tubarão.
O próximo mutirão de limpeza nas margens do Rio Tubarão está planejado para o primeiro semestre de 2018.