Semana Tubarão Rumo ao Lixo Zero tem atividades educacionais e ações ecológicas
Começou nesta segunda-feira (23) a Semana Tubarão Rumo ao Lixo Zero, iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), que busca soluções dos problemas causados pelo descarte de lixo, por meio de atividades educacionais em escolas e ações ecológicas, como o recolhimento de lixo eletrônico.
O ponto de largada foi a crição do Ponto de Entrega Voluntário (PEV) de lixo eletrônico, pilhas, baterias, na sede da Funat – ao lado da Câmara de Vereadores. Todo material ali depositado será recolhido a cada 15 dias por uma empresa especializada de Criciúma. Há uma semana os integrantes da equipe técnica da fundação realizaram palestras em escolas municipais para orientar os estudantes quanto a destinação correta de resíduos sólidos.
“É um material com linguagem acessível às crianças para que saibam separar corretamente o lixo e conheça as demais etapas do processo de descarte e recolhimento para que tenhamos uma cidade mais limpa e mais bonita”, comenta o presidente da Funat, Júlio César Angelo Rodrigues.
A partir desta terça-feira (24) serão distribuídas nas escolas uma cartilha com orientações gerais sobre como descartar e destinar corretamente o lixo. Uma das principais atividades será no sábado (28), quando ocorre um mutirão de limpeza das margens do Rio Tubarão em parceria com acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unisul.