Escola põe em prática projeto com aluna portadora de Síndrome de West
A professora de apoio Milena Almeida Albino, da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Rufino Francisco, tem colocado em prática diversas atividades com a aluna do 7º Ano Maisa de Oliveira Cittadin, de 15 anos, que é portadora de Síndrome de West e Esclerose Tuberosa.
O projeto foi baseado no livro Galinha Ruiva, onde foi trabalhado a coordenação motora, o convívio e a partilha com os colegas , a valorização e o cuidado com a Terra (Meio Ambiente), as atividades de vida prática por meio de vídeos, pintura dos personagens, plantio de alface na horta escolar, regando plantas, fazendo um bolo que foi dividido com os colegas da turma, aprendendo a estender roupa no varal, cuidando da sala e do pátio da escola.
A Síndrome de West é uma forma grave de epilepsia em crianças, enquanto a Esclerose Tuberosa é uma doença rara e degenerativa, causadora de tumores benignos, que pode afetar diversos órgãos, especialmente cérebro, coração, olhos, rins, pele e pulmões.
As lesões dermatológicas se apresentam sob a forma de nódulos de cor vermelha ou cereja geralmente na região facial. As lesões retinianas afetam as camadas superficiais da retina e as lesões cerebrais podem ser tumores e calcificações na região dos ventrículos cerebrais.
O projeto teve início no último dia 13 e irá se estender por toda esta semana.