Equipe da Fundação Muncipal de Ensino participa de Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista

Na sexta-feira (18), as professoras do AEE – Sala Multifuncional, justamente com a assessora da Fundação Municipal de Educação, Valquíria Corrêa Burigo, estiveram no Centro de Convivência de Idosos do município de Braço do Norte, para participar do seminário “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Conhecer para Incluir”.

Durante o evento foram discutidos diversos aspectos, como diagnóstico, patologias correlatas e políticas públicas de inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, como forma de possibilitar que pais e educadores saibam identificar o mais cedo possível eventuais sinais de autismo nas crianças, ampliando assim as possibilidades de tratamento do problema.

O evento contou com palestras ministradas pelo psicólogo e professor mineiro José Raimundo Facion, que possui pós-doutorado em TEA, na Alemanha, e é considerado um dos maiores especialistas do tema no Brasil.

José ressaltou que a elaboração de um sistema que possibilite educar de forma inclusiva é complexo, demandando tempo e o engajamento de toda a equipe de profissionais envolvida. “Este é um trabalho coletivo, que envolve discussões, debates entre as mais diferentes esferas, como governo, sociedade, escola e individuo. Onde possamos discutir que escola queremos construir e que indivíduos pretendemos formar.”

O especialista finalizou sua fala ressaltando o papel do professor e a necessidade de constane aperfeiçoamento, para a promoção do desenvolvimento do estudante autista.  “O processo de inclusão proporcionado pelo professor é um desafio contínuo, no qual ele tem que responder às novas e crescentes expectativas projetadas sobre ele. Faz-se necessário, portanto, investir na sua capacitação, que favorecerá não só o aluno, mas também a família e a própria escola”, afirmou.