Entidades solicitam ampliação dos recursos repassados pela prefeitura
O prefeito Joares Ponticelli participou na tarde desta terça-feira (15) da reunião ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social. O convite para participar do encontro foi feito pelos conselheiros, que, em grande parte integram entidades da rede socioassistencial do município.
A principal pauta da reunião foi o repasse financeiro que a prefeitura faz para as entidades. Neste ano, a prefeitura celebrou convênio no valor de quase R$ 800 mil somente com as entidades que prestam serviços na área de assistência social. O repasse dos recursos está ocorrendo desde abril passado e será quitado em 10 parcelas.
Edson Barbosa, do Albergue Leon Dênis, alega que os valores não são suficientes para suprir a demanda das entidades e por isso, o ideal é que houvesse aumento no valor e no número de parcelas dos convênios, passando de 10 para 12 parcelas.
O prefeito Joares Ponticelli lembrou que o orçamento com o qual está atuando neste ano foi definido pela gestão passada e os valores dos convênios foram estabelecidos com base na atual realidade da prefeitura. “Sei da importância do trabalho de cada uma das entidades assistenciais de nosso município, tenho sensibilidade com a causa, no entanto, todos os meses fazemos um grande esforço para cumprir compromissos importantes, como o salário dos servidores, por exemplo”, afirmou.
A expectativa é de que no ano que vem seja possível ampliar os valores. “Estamos abertos ao diálogo. Queremos analisar cada caso e encontrar uma solução conjunta. Em 2018, acreditamos que o volume de recursos da prefeitura será ampliado, seja pela vinda de várias emendas já acordadas, ou pela ampliação da arrecadação de tributos. Havendo mais receita, certamente poderemos rever o valor dos convênios e contribuir ainda mais com nossas entidades”, adiantou Ponticelli.