Alunos e pais participam de aula inaugural do programa “Protetor Ambiental”
Alunos, pais, secretários municipais e policiais militares participaram na noite da última quinta-feira (10), da aula inaugural do programa “Protetor Ambiental”.
O programa institucional da Polícia Militar Ambiental é voltado a adolescentes entre 12 e 14 anos de idade. Trinta estudantes da rede pública foram selecionados, por meio de um teste escrito, para participar do programa que é oferecido pela primeira vez no município.
Com 310 horas/aula, o programa tem cerca de seis meses de duração, e, para tanto, os alunos receberam material didático, uniforme, certificado e participarão de viagens de estudo, tudo de forma gratuita.
No evento realizado nesta quinta-feira (10), foram entregues os kits com o material didático que será utilizado durante o curso. “O programa oferece condições de aprendizado por meio de atividades teóricas e práticas voltadas à preservação do meio ambiente e à integração social. Mas, o conteúdo vai mais além.
Durante a capacitação, eles aprendem a ter disciplina, respeito e a cumprir regras. Tudo isso tornam cada um deles melhor e é também um grande oportunidade para descobrirmos grandes talentos e incentivar novas potencialidades”, explicou o tenente-coronel Fábio Henrique Machado, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Mário Cardoso, lembrou que a participação no programa, pode ser o início de uma história de vida diferente para esses jovens. “Vocês fizeram uma escolha ao participarem do processo seletivo e, certamente, os ensinamentos que vão receber farão muita diferença em suas vidas. Vocês sairão deste programa cidadãos melhores, mais preparados e com a oportunidade de terem uma carreira brilhante. Seus pais estão orgulhosos”, afirmou o professor Mário, ao se dirigir aos alunos.
A aluna da escola Maria Emília Rocha, Ana Carolina Ribeiro, 14 anos, é uma das participantes e diz que resolveu se inscrever, porque tem interesse em seguir a carreira militar. “Fiquei muito empolgada quando soube do curso e decidir participar, pois tenho muita vontade de atuar na área militar e o programa vai me ajudar a decidir”, contou Ana.
Diversos pais compareceram ao evento e viram os filhos fardados pela primeira vez. “É um orgulho e uma grande oportunidade para nossos filhos, pois toda forma de apoio e reforço à educação que já damos em casa é muito bem-vinda. É uma iniciativa muita válida, que vai abrir novos horizontes, principalmente nesta fase da adolescência, em que ele vivem tantos conflitos. Estou muito feliz. Melhor caminho não há”, frisou a cabeleireira Cláudia Ribeiro, mãe da Ana Carolina.
Sob a premissa de que ninguém preserva o que não conhece, o Programa Protetor Ambiental, criado em 1999, é constituído por atividades pedagogicamente definidas e delineadas com o propósito de contribuir para a prevenção primária das agressões humanas ao meio ambiente. Por meio dos adolescentes alcançados, busca-se a reprodução de comportamentos adequados à preservação da vida em todas as suas nuances.
As aulas teóricas ocorrem no auditório da Defesa Civil toda terça e sexta-feira. O conteúdo didático é ministrado pelos oficiais da Polícia Militar Ambiental e profissionais de diversos órgãos e universidades, que possuem grande experiência e conhecimento na área. A prefeitura vai ceder o espaço para as aulas e atividades práticas.