Tubarão busca o desenvolvimento econômico para ser a melhor cidade do Brasil para viver até 2050

Implantado neste ano, o Tubarão 180º é o Plano de Desenvolvimento criado para pensar e construir o município até o ano de 2050. Dividido em três eixos: 1) saúde e qualidade de vida; 2) educação e cidadania; e c) desenvolvimento e sustentabilidade; o Tubarão 180º funciona como um guarda-chuva e, abaixo dele, estão projetos e parceiros que visam dar apoio no andamento do que está planejado para os próximos anos.

 

“Nosso propósito é transformar Tubarão na melhor cidade para viver em Santa Catarina, até 2020; no Sul do Brasil, até 2030; e, até 2050, do Brasil. Para isto estamos planejando Tubarão a partir dos três eixos de mudança do Tubarão 180° que estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Santos Moraes.

 

Um dos parceiros nesta empreitada é o Sebrae/SC, com o programa Cidade Empreendedora, o qual foi criado para o desenvolvimento dos municípios catarinenses como um todo, oferecendo desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes e oportunidades para a abertura de novos negócios. “O Cidade Empreendedora é um programa-padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura. Em Tubarão, nosso planejamento começou a ser executado em junho e vai até 2018. São até 38 soluções para o município”, destaca a consultora do Sebrae/SC, Claudia Gelosa Souza Bittencourt.

 

Segundo o prefeito Joares Ponticelli, “as metas são ambiciosas, porém, do tamanho da nossa vontade de transformar Tubarão. Nos comprometemos com o cidadão tubaronense e, com o apoio e participação da sociedade e dos parceiros como o Sebrae, vamos entregar uma Nova Tubarão!”.

 

Entre as soluções disponibilizadas pelo Cidade Empreendedora está, por exemplo, um sistema através do qual o prefeito pode avaliar as secretarias e saber como está o andamento de projetos. De acordo com o vice-prefeito Caio Tokarski, isto é muito importante porque um dos objetivos do Tubarão 180º também é apontar indicadores do que está sendo feito na cidade. “O programa Cidade Empreendedora vem para somar no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e na própria administração do município, pois também precisamos de um plano de acompanhamento dos programas que estão sendo desenvolvidos”, reforça Caio.

 

Sala do Empreendedor

 

O programa Cidade Empreendedora já está em andamento em Tubarão e uma das soluções é a Sala do Empreendedor, que está sendo potencializada através do aumento do tipo de empresas atendidas e dos serviços oferecidos. Trata-se de um espaço físico, onde os empresários podem sanar dúvidas jurídicas, de legislação, sobre formas de crédito, contas públicas, enfim, tudo o que estiver relacionado a abertura ou ao fechamento de um negócio.

 

“É uma espécie de pólo de capacitação, pois, além de tirar dúvidas, o município também vai oferecer consultorias e treinamentos para atuais e futuros empresários, tudo de forma gratuita”, ressalta o consultor do Sebrae/SC, Alexandre Silveira. Segundo ele, no momento, estão sendo atendidos micro e pequenos empreendedores, mas a Sala do Empreendedor passa por adequações para em breve atender empresas de todo porte.

 

Em breve a Sala do Empreendedor migrará de local, para o Hub Empreendedor. O Hub Empreendedor será um local de referência quando o assunto for soluções para o empreendedor local. Deverá abrigar, além da Sala do Empreendedor, espaço de inovação e outras entidades de apoio ao empreendedor. “O Hub Empreendedor será mais que um espaço para resolver questões burocráticas, será um espaço para fomentar o empreendedorismo e a inovação”, afirma o Gerente de Inovação e Empreendedorismo da Prefeitura de Tubarão, Giovani Bernardo.

 

Tubarão+Fácil

 

Outra solução que já está em implantação junto à Administração Municipal é a consultoria técnica especializada para o processo de desburocratização dos processos de registros, alterações e baixas de empresas, através do programa Tubarão+Fácil. A consultora do Sebrae/SC, Sueli Lira, responsável pelo projeto de Desburocratização do Cidade Empreendedora, afirma que o objetivo é a simplificação do processo de licenciamento dos negócios, já que o empresário entra com os dados em um dia e consegue todas as licenças em até cinco dias úteis (para atividades de baixo risco).

 

“Para formalizar uma empresa, o responsável precisa de várias licenças, como do setor de Meio Ambiente e alvarás do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. É um processo demorado que pode levar meses para ser concluído e o empresário não consegue trabalhar sem ter isso em mãos. Nossa intenção é atuar de forma menos burocrática e com fácil entendimento”, garante Lira. O serviço é disponibilizado para microempreendedores, microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

 

Outros projetos

 

Líderes do Futuro – Trabalho realizado em junho com capacitação de professores para aplicação em quatro escolas. Em 2018, o objetivo é implantar em todos os colégios da rede municipal de ensino. O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) tem por objetivo a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do ensino fundamental público municipal (alunos do 1º ao 9º ano) e é a base para o programa Líderes do Futuro da prefeitura municipal. Com ele pretende-se despertar e fortalecer a mentalidade empreendedora dos alunos durante os anos de 2017 e 2018. O Líderes do Futuro é composto por nove cursos que desenvolvem competências para atuação em todos os segmentos do mercado: indústria, comércio e serviços, onde a abordagem e a linguagem estão alinhadas a faixa etária do educando. Os alunos recebem um livro, de impressão colorida, relativo ao tema específico para a sua série. O processo inicia-se com o licenciamento dos professores na metodologia, através de capacitação dos mesmos em repasses a serem realizados pelo Sebrae/SC.

 

Fomento da agricultura familiar – Trabalho iniciado em julho. Trata-se da articulação de ações com técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Nutricionista, Equipe de Licitações e outros envolvidos, com o objetivo de que o município amplie as compras da agricultura familiar para garantir os repasses do FNDE para a Alimentação Escolar e fomento dos agricultores locais e alimentação saudável. Capacitação dos compradores e fornecedores.

 

Próximas ações

 

Município em números – Entrega prevista para agosto. Estudo com informações que sintetizam várias bases de dados sobre estatísticas relacionadas ao grau de desenvolvimento do município. Estas são atualizadas, extraídas de fontes secundárias e de acesso público junto a órgãos especializados. O relatório está estruturado em capítulos que apresentam o município sob diversos aspectos, como: Dados Gerais (história, geografia), Populacionais, Mercadológicos, Sociais, Econômicos e de Infraestrutura. O documento aborda séries históricas com parâmetros de comparação entre o município e a sua região, como também com o estado, demonstrando, assim, sua evolução e representatividade nesses contextos.

 

Crescendo e Empreendendo – Início previsto para setembro, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. Metodologia que almeja despertar o empreendedorismo na juventude do município de forma a tornar-se uma estratégia para inclusão social, favorecendo o acesso dos mesmos ao mercado de trabalho. A intenção é preparar o jovem para os desafios e as oportunidades do mundo laboral, contribuindo assim, para a sua vida pessoal e profissional.

 

Gestão estratégica orientada para resultados – Início previsto para novembro. Disponibilização da metodologia de Gestão de Projetos Orientados para Resultados (GEOR). A GEOR é um modelo que reestrutura práticas de planejamento, controle e execução das mensurações de resultados, permitindo ao município adequada administração dos projetos e programas desenvolvidos pela prefeitura. O processo de implantação da metodologia GEOR tem início com a instalação, no servidor da prefeitura, do sistema SIGEOR (software).

 

Levantamento de oportunidades – Entrega prevista para novembro. Estudo  realizado para identificar oportunidades de investimento em um determinado território baseado nos recursos disponíveis e no levantamento dos vazios econômicos existentes, apresentando um panorama das condições demográficas, sociais, empresariais e econômicas do município; analisando os aspectos relativos à dinâmica do mercado local; identificando se há empresas instaladas ou em instalação; verificando as disponibilidades de matérias-primas e suas possibilidades de beneficiamento; e averiguando a disponibilidade de mão de obra local e sua qualificação.

 

Compras Governamentais – Consultoria desenvolvida in loco para construção do Plano Anual de Compras do município, através de metodologia Sebrae apoiada no histórico de licitações e no cenário previsto de compras. Compras regionais e de pequenos negócios, adequação de legislação e dos processos licitatórios para que estejam funcionando plenamente com a incorporação dos benefícios previstos na Lei Complementar 123/2006 e suas alterações, com a realização de compras regionais/locais e de pequenos negócios.

 

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom