Aplicativo da Cosip facilita contato e solicitações da comunidade
Tubarão é o primeiro município da Amurel a contar com um aplicativo (App) em que a população pode utilizar para fazer solicitações ou reclamações do serviço de iluminação pública. Ainda em fase de teste, o App estará a disposição a partir do próximo mês.
A ferramenta foi desenvolvida pela GNX Soluções em Internet para todos os tablets, e smartphones que utilizam o sistema Android ou ioS (Iphone e Ipad), permitindo ao consumidor realizar suas solicitações de reparo, permitindo anexar uma foto (seja da rua ou do poste sem luz). O envio das informações permite ao sistema informar a localização exata do usuário, facilitando o atendimento de sua solicitação.
Imediatamente após o recebimento, o consumidor recebe um SMS e e-mail com o seu número de protocolo de atendimento para eventual consulta. O aplicativo também armazena o histórico de solicitações efetuadas para posterior consulta. Ao final do atendimento, o consumidor recebe um SMS e e-mail informando a resolução de seu problema.
São dois módulos principais: o formulário de solicitação de reparos disponibilizado para o consumidor enviar as solicitações, bem como todo o módulo gerencial que contém controle de estoque; controle das ordens de serviços; relatórios gerenciais; consultas rápidas; e acompanhamento geográfico de cada solicitação.
O coordenador da Cosip Narbal Tadeu Machado Cardoso destaca a facilidade da população poder informar um problema ou solicitar reparos através smartphones sem ter que precisar esperar por um atendimento presencial ou via telefone que dependem dos dias úteis e horário de expediente da prefeitura.
“De qualquer lugar e qualquer hora um cidadão pode acionar o aplicativo inclusive enviando uma foto de um poste com a lâmpada queimada, por exemplo, o que facilita a descrição do problema e o encaminhamento da solução”, ressalta Narbal.