Programa Protetor Ambiental inicia nova turma em Tubarão
Um grupo de 30 estudantes, de 12 a 15 anos, de escolas de Tubarão iniciou nesta terça-feira (11) a nova turma do programa Protetor Ambiental, criado pela Polícia Militar Ambiental em 1999 e que já formou milhares de adolescentes em todo o Estado. A prefeitura de Tubarão é parceira da iniciativa ao disponibilizar o transporte e a sala de aula aos alunos.
De acordo com o monitor da turma, sargento Carlos Roberto, da Polícia Ambiental de Laguna, o programa foi divulgado em todas as escolas do município e os interessados em participar precisaram passar por uma prova seletiva. Foram mais de 100 inscritos, mas somente 30 acabaram selecionados.
“Esse programa tem como objetivo formar jovens e adolescentes em educadores ambientais que repassem o conhecimento adquirido, tornando-se multiplicadores e agentes de proteção ao meio ambiente”, destacou o sargento.
Uma dos 30 selecionados foi Laura Fernandes Corrêa, de 14 anos. Ela estava ansiosa por iniciar logo o curso. “Vai ser bem interessante aprender bastante coia sobre a natureza e o que fazer para preservá-la”, explicou.
As aulas teóricas ocorrem no auditório da Defesa Civil toda terça e sexta-feira. As saídas em campo dos jovens protetores ambientais serão realizados em ambientes que tenham contato com a natureza. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Mário Cardoso, participou da primeira aula.