Caminhada contra o trabalho infantil será na segunda-feira (12)
A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREA), promove na segunda-feira (12) a 3ª Caminhada contra o Trabalho Infantil. O evento será às 14 horas com saída em frente da antiga rodoviária seguindo até a Casa da Cidadania.
Segundo a assistente social Lilian Folchini Masiero Gonçalves, cerca de 300 pessoas, entre servidores da fundação, estudantes e representantes de algumas entidades, devem participar da caminhada para alertar a comunidade sobre os problemas do trabalho infantil.
“Quando a criança é obrigada a deixar de estudar e aproveitar sua infância para ter de trabalhar, isso vira trabalho infantil e temos que combater isso”, destaca Lilian.
O Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data que foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na conferência anual do trabalho, 12 de junho. No Brasil, a data foi instituída como dia nacional de combate ao trabalho infantil em 2007 pela lei nº 11.542.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado criança a pessoa até 12 anos incompletos e adolescentes entre 12 e 18 anos. Segundo a OIT o número de crianças em situação de trabalho declinou em um terço desde 2000, de 246 milhões para 168 milhões em 2012, deste número 85 milhões de crianças trabalham atualmente em situação de risco ou insalubre e na América Latina e no Caribe, a estimativa é que existam 13 milhões de crianças trabalhando. No Brasil o número de adolescentes e crianças trabalhando, segundo o censo do IBGE em 2010, é de 3.406.514.