Defesa Civil está em alerta pelas chuvas, mas situação em Tubarão é normal
As constantes chuvas que caem sobre o estado desde o fim da tarde de terça-feira (30) colocaram a Defesa Civil em estado de atenção em Santa Catarina, e não é diferente com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão.
Segundo o gestor-coordenador Djalma Alves, a situação em Tubarão é normal e tranquila, sem registros de problemas. “Estamos monitorando os volumes de chuva, que nos últimos quatro dias, aqui em Tubarão, até o fim da manhã de hoje (quarta-feira) atingiu 103 milímetros (mm), o que é bastante, mas nada comparável aos locais em pior situação, como no Meio Oeste e no Vale do Itajaí, onde já chegou a 200 mm”, analisou.
Na tarde desta quarta-feira (31), as equipes da Defesa Civil percorreram e vistoriaram alguns pontos onde as possibilidades de deslizamentos são maiores, e constataram algumas ocorrências. Um trecho da estrada do Rio do Pouso cedeu e foi sinalizada, uma vez que o tráfego está em meia pista. Outras duas situações foram registradas: um alagamento pontual em uma via do bairro Dehon e um rolamento de pedra no bairro Sombrio, caso atendido em conjunto pelas equipes da Defesa Civil e da secretaria de Infraestrutura.
O nível do Rio Tubarão tem a situação tranquila, com a medição em 2,35 metros, conforme dados da Plantar Agronomia do fim da tarde desta quarta. “Para transbordar nas calhas mais baixas, o nível precisaria chegar em 4,03, e no Centro em sete metros, ou seja, a situação é bastante calma”, avaliou Djalma.
A previsão é que deve chover até o início da noite desta quinta-feira (1º), com tempo bom na sexta e no sábado. No entanto, a partir de domingo (4), há indicação do retorno das chuvas em todo o estado.
A Defesa Civil está em plantão, e quaisquer ocorrências devem ser avisadas no telefone 199.