Projeto final da passarela é encaminhado para obra ser concluída no início de 2018
A prefeitura de Tubarão encaminhou nesta terça-feira (30) o modelo de projeto final desejado para construção da passarela de concreto sobre o rio Tubarão, em frente à Unisul. O material a ser elaborado pela equipe técnica da Amurel será detalhado e finalizado em 20 dias para cumprir o prazo exigido pelo prefeito Joares Ponticelli de lançar logo a licitação e concluir a obra antes do início do próximo ano letivo.
O projeto de execução mais rápida e que se encaixa no orçamento dos R$ 717 mil disponibilizados pela Defesa Civil Nacional, mais recursos próprios da prefeitura, será finalizado e apresentado até o próximo dia 19. A meta é lançar a licitação o mais rápido possível porque como se trata de um rio de águas navegáveis e Capitania dos Portos pode demorar até 60 dias para dar o aval final para o início das obras.
“A população daquela região do Centro, dos bairros Dehon e Morrotes, estudantes do Dehon e da Unisul precisam com urgência de uma nova ponte e ela terá que ficar pronta antes do início do próximo ano letivo”, enfatizou o prefeito Joares Ponticelli.
“Tão logo esteja pronto o edital e documentação pediremos a Capitania dos Portos que dê um atestado de urgência para 40 ou 45 dias esse documento ser liberado pela Marinha, pois o rio é navegável e terá um pilar de sustentação no meio do curso e precisa passar por esses procedimentos”, lembrou o gestor-coordenador de Defesa Civil Djalma Alves.
Outras pontes
Além desta passarela de concreto, a prefeitura de Tubarão quer iniciar logo a reconstrução da ponte pênsil da localidade da Guarda Margem Esquerda. Essa estrutura terá algumas peças de madeira e cabos de aço da ponte pênsil em frente a Unisul que ainda estão em boas condições e podem ser reaproveitadas.
Outra duas pontes ainda serão construídas no rio Tubarão. Uma delas será uma ponte baixa na Guarda Margem Esquerda em um trecho não-navegável que permite esse tipo de estrutura. A outra será no limite com Capivari de Baixo, que o município vizinho vai encomendar o projeto estrutural.