Município quer fortalecer saúde mental para identificar riscos de suicídio entre jovens
Na próxima terça-feira, dia 16, a Fundação Municipal de Saúde fará um treinamento com um grupo de profissionais para que seja possível identificar comportamentos, situações e indícios de risco de suicídio entre crianças e adolescentes. No dia 20, como parte da programação dos 147 anos de Tubarão, o tema será debatido em uma palestra aberta a comunidade na Arena Multiuso.
De acordo com a gerente de Saúde Chaiana Esmeraldino Mendes, esse treinamento será voltado a diretores de escolas, enfermeiros assistentes sociais e profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
“Nosso foco é deixar esse pessoal instruído para que possa identificar situações de possível risco suicídio nas escolas e nas comunidades. Esse tema voltou a ser discutido com o jogo da Baleia Azul, que induziu alguns jovens a cometer o suicídio”, destaca Chaiana.
A palestra aberta a comunidade será em 20 de maio, na Arena Multiuso, às 15h. Nesse dia pais e familiares dos jovens poderão questionar, sugerir e tirar todas as dúvidas de como enfrentar esse tipo de situação caso ela aconteça.