Escolinha de skate da FME abre vagas
Modalidade do projeto Escolinhas Sociais da Fundação Municipal de Esporte (FME), lançado no mês passado, a escolinha de skate já conta com um grupo de sete alunos. As aulas acontecem na terça-feira e quinta-feira e os novatos começam a se divertir e curtir a prática do esporte com movimentações básicas.
As aulas de skate são conduzidas pelo professor de Educação Física Elias Eleodoro, de 30 anos, praticante do skate há quase 20 anos. Na terça-feira a aula acontece na pista Plaza, em frente a Arena Multiuso, e na quinta-feira na pista ‘Comasa’, ao lado do Centro Social Urbano do bairro Passagem. O horário é das 13 às 17 horas.
Segundo Elias, como as bibliografias disponíveis ou metodologia de Ensino para lecionar o esporte ainda são escassas, as aulas têm como base a própria experiência de vida do professor. “O primeiro passo é ensinar o aluno a se equilibrar sobre o skate. Depois disso é colocar o skate em movimento, mas tudo dentro dos limites básicos. Muitos garotos querem logo aprender e fazer manobras, mas para chegar nesse estágio é necessário dominar bem o equilíbrio e movimentação simples”, explica.
Os alunos da escolinha têm entre 7 e 15 anos. Como nessa fase inicial as orientações são apenas de equilíbrio e movimentação, o material básico das aulas é o próprio skate e um calçado mais adequado à prática do esporte, não sendo necessários equipamentos de segurança como capacete e cotoveleiras.
Crianças e adolescentes interessados em participar da escolinha social de skate podem procurar a Fundação Municipal de Esporte, na Arena Multiuso, para fazer a matrícula.