Instituições de segurança querem expandir o Projeto Vizinho Solidário
Representantes das instituições que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública de Tubarão (GGI) realizaram na noite desta terça-feira (18), no bairro Monte Castelo, uma reunião comunitária para estimular a expansão do projeto Vizinho Solidário. A iniciativa do grupo coordenado pelo prefeito Jares Ponticelli faz parte de um conjunto de ações para melhorar a segurança e reduzir os níveis de criminalidade na cidade.
Formado pela Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tubarão, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Câmara de Vereadores e Instituto Geral de Perícias (IGP), o GGI se reuniu pela primeira vez no ano no final de março, quando foram diagnosticados os principais problemas de segurança em Tubarão e apresentadas algumas sugestões para solucioná-los. O projeto Vizinho Solidário, implantado no bairro Monte Castelo há um ano, é uma dessas sugestões. O grupo voltará a se reunir na prefeitura nesta quinta-feira (20), às 14 horas.
A ideia da Polícia Militar é fazer com que o projeto se transforme em uma corrente em outros bairros. Como se trata de uma ação informal baseada na confiança entre vizinhos, a iniciativa precisa partir dos próprios moradores. A PM apenas sugere alguns itens que tornam o projeto mais eficiente.
O projeto
O Vizinho Solidário busca unir moradores de uma mesma rua para buscar mais segurança através de atitudes simples
Como funciona
Um morador faz um cadastro dos vizinhos para formar uma rede de contatos. Quando alguém notar uma situação suspeita ou de perigo nas imediações, de imediato comunica três vizinhos. E esses três comunicam outros, alertando a vizinhança por completo. Grupos de whatsapp facilitam essa comunicação.
Qual o efeito
Integração, proteção e o fortalecimento da vizinhança até que a Polícia Militar, acionada através do telefone 190, chegue ao local para assumir o controle da situação.
Dicas
– Se seu vizinho for de confiança, avise-o quando sair e se vai demorar a voltar;
– Comunique-o também quando for viajar e, se possível, deixe uma cópia das chaves com ele para o caso de urgência;
– Mantenha o número de telefone dos vizinhos em local de fácil acesso. Em caso de violência, acidente doméstico ou mal súbito você poderá ligar para um deles e pedir ajuda.