Começa nesta segunda-feira (17), Campanha Nacional de Vacinação contra gripe
A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou nesta segunda-feira (17) com uma novidade: a partir de agora, os professores, tanto da rede pública como privada, passam a fazer parte do público-alvo. A campanha seguirá em todo o país até 26 de maio, sendo que dia 13 acontecerá a mobilização nacional. Em Tubarão, devem ser imunizadas 38.160 pessoas.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevissol, alerta sobre a importância das pessoas, que integram o grupo prioritário, tomarem a vacina dentro do prazo de vacinação, para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “Peço às pessoas do público-alvo que busquem o quanto antes os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe”, aconselha.
A coordenadora do departamento de Imunização da FMS, Juliana Nunes Cardoso, pede à população para não se vacinar em cima da hora. “Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. Por isso, é importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, destaca.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Público-alvo
Integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
Cronograma
De 17 a 21 de abril – pessoas com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
De 24 de abril a 26 de maio – Gestantes, trabalhadores da área da saúde, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores (somente os que estão em sala de aula com declaração da diretora).
Dia 13 de maio – Mobilização Nacional.
Salas de vacinação
Em Tubarão, todas as Unidades de Saúde possuem vacina, porém, crianças podem receber as doses somente nos postos: núcleo de epidemiologia, Bom Pastor, Congonhas, São Luiz, Mato Alto, Passagem, Campestre, Revoredo, São Martinho 1, São Cristovão, Fábio Silva, Km 60, Humaitá, Morrotes, Sertão dos Corrêa e Oficinas 1.